Nessa perspectiva, foram realizadas palestras, em turnos diferentes, nas escolas: E.E.M. Alberto Santos Dumont, Creche e Pré-escola Municipal Irmã Arnalda da Silva Neves, E.M. Profª Aila Saldanha do Couto, E.M. Profª Dalva Borges da Cunha, E.E.M. Castro Alves, E.M. Gustavo Armbrust, Creche e Pré-Escola Municipal Graciesse Luiza Silva Lourenço, E.M. Pedro Rodrigues do Carmo, E.M. Rotary, E.M. Santa Luzia, E.M. Ruy Barbosa, E.M. Zila Junger e E.M. Castro Alves, CIEP 318 – Paulo Mendes Campos, E.M. Prof. Walter Russo de Souza, E.M. Embaixador Oswaldo Aranha, E.M. Monteiro Lobato, E.M. Barão da Taquara, E.M. Roberto Weguelin de Abreu, E.M. Joaquim da Silva Peçanha, E.M. Prof. Oneres Nunes de Oliveira, C.M. Comunitária São Sebastião, E.M. Santo Amaro, E.M. Sergipe (1° distrito), E.E.M. Sergipe (4° distrito), E.M. Santo Agostinho, C.M. Ayrton Senna, E.M. Profª Maria Anger Dias Guarino, E.M. Jayme Fichman, E.M. Profª Dulce Trindade Braga, E.M. Profª Wanda Gomes Soares, Escola Municipal Dr. Manoel Reis, E.M. Profª Carmem Lucia Resende Alvim da Silva, E.M. Bairro Califórnia, e E.M. Expedicionário Aquino de Araújo.
As palestras foram ministradas por: Luciana Mello de Abreu, Leane Rodrigues Martins, Leandro Ribeiro do Nascimento, Miriam de França, Jane da Silva Ferreira, Rita de Cássia Lima Costa, Adriana de Souza Vidal, Simone Vilela Aragão, Thayse Sena Gonçalves Negreiros (Assistente Social), Carla Cristina Silveira, Leandro Mendonça do Nascimento, Ana Cristina da Costa, Crystiane Alves Cavalcante, Sandra Nunes, Judith de Lima Cortez, Verônica Pinto López Gonçalves, Leila Lopes de Ávila, Suzana Coelho Bragança Penteado, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira e Edjan Souza Machado. As temáticas foram as mais variadas: “Relações étnico-raciais no cotidiano escolar”, ”Inteligência Emocional na prática – como desenvolver habilidades sociopedagógicas”, “A relação do cuidar e educar através da alimentação saudável na educação infantil”, ”Mochileiros científicos: o ensino de ciências na Educação Infantil”, “As práticas de alfabetização, de leitura e escrita nos anos inicias do Ensino Fundamental”, ”Enfrentamento ao abuso e exploração Sexual contra crianças e adolescentes”, ”Linguagem oral e escrita – escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Currículo na EJA”, “Bullying”, “Currículo, pedagogia de projetos”, “Dificuldades de aprendizagem no ciclo”, “Formação crítica do cidadão”, “Adaptações curriculares da Educação Especial”, “Importância da família no contexto escolar”, “Literatura infantil, natureza e sociedade: tecendo laços sem embaraços”, “A avaliação dos anos finais – os desafios e as possibilidades”, “Jogos educativos”, “Juvenilização na EJA”, “Diversidade na EJA”, “Proposta de atividades lúdicas para o 1° segmento”, “As práticas de alfabetização, de leitura e de escrita nos anos inicias do Ensino Fundamental”, “Permanência e evasão na EJA”, “Linguagem oral e escrita – escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Proposta pedagógica da Educação Infantil” e “Adaptações curriculares da Educação Especial”, “Estigma e construção de trajetórias escolares: as profecias de insucesso escolar”, “Avaliações externas de aprendizagem em Duque de Caxias: um contexto histórico e epistemológico” “Gamificação para o ensino”, “Metodologias ativas para o ensino”, “Estimulação das funções executivas em escolares”, “PIAPEX – Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas”. Os encontros contaram com a participação de 316 profissionais.
Considerando o êxito desta proposta, o CPFPF dará continuidade às atividades do Guia Pedagógico no decorrer do ano de 2020. As ementas das palestras e oficinas disponíveis serão enviadas para as escolas, que poderão solicitar a(s) que melhor se adequar(em) aos interesses de seus profissionais e oferecê-la(s) nos dias de Grupo de Estudo.
Dentre as principais ações realizadas em 2019, merecem destaque a Publicação do Decreto nº 7.335 de 12 de julho de 2019, que estabelece o Grupo de Suporte na SME e SMS, e o fortalecimento do Grupo de Suporte e facilitadores AMS/SME mediante reuniões periódicas e visitas técnicas pós-evento em até 48 horas a partir da notificação das unidades escolares sempre que possível. Do mesmo modo, através da continuidade da sensibilização da Rede Municipal de Ensino para expansão da implantação da Lei n° 2.902/18, que estabelece a implantação do AMS no território duquecaxiense. O resultado das principais ações e atividades realizadas durante o ano é de: 64 escolas sensibilizadas; 41 escolas treinadas; 39 escolas desenvolvendo a Metodologia AMS; e 10 escolas construindo o Plano AMS. Além disso, entre visitas técnicas e pós-crise, foram realizados um total de 63 atendimentos até 26 de dezembro.
Os êxitos de 2019 serviram de estímulo para o estabelecimento das seguintes metas prioritárias em 2020: validar os planos de AMS das escolas treinadas; sensibilizar as chefias da SME; sensibilizar e treinar os funcionários da SME que realizam visitas de campo ou desenvolvem atividades direcionadas para as Unidades de Ensino; sensibilizar e treinar mais 60 escolas; fazer as devidas alterações e publicação do Grupo de Suporte e facilitadores da SME; sensibilizar e treinar os novos Gestores das escolas treinadas no período de 2017 a 2019 em razão da eleição em dezembro de 2019; elaborar decreto para reposição de aulas das escolas que notificam vermelho em situações de crise no território; publicação do Termo de Cooperação; publicação do Grupo GTI AMS (Grupo de Tecnologia da Informação); e publicação do Decreto para regulamentação da Lei 2.902 de 24 de Agosto de 2018.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) concluiu, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 12 de dezembro, das 18h30 às 22h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o clico de formação “Fios e desafios da Alfabetização e Letramento”. Ministrada pela Professoras Jane da Silva Ferreira e Vanessa Albuquerque (CEJA), esta última etapa encerra o ciclo de formações realizadas em 14/05, 18/06, 17/09, 22/10 e 12/12/2019, cinco encontros presenciais de discussões e reflexões sobre a docência e práticas pedagógicas para/com educadores a fim de promover reflexão, diálogo e o fazer pedagógico voltados às questões do cotidiano escolar tendo em conta o perfil dos sujeitos da EJA de maneira integrada aos saberes das áreas de conhecimento, concepções da alfabetização, letramento e processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita e oralidade. Dentre as atividades realizadas, merecem destaque: refletir sobre as concepções da alfabetização e letramento; analisar as relações entre letramento no processo de ensino-aprendizagem; e identificar os principais conhecimentos, capacidades e processos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do letramento, da escrita e da oralidade. Tendo como público-alvo os Professores das etapas iniciais da EJA (I, II e III), o evento contou com a participação de 61 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) marcou presença, por meio do Núcleo de Informática Educativa (NIE), no II Encontro Estadual do Programa de Inovação Educação Conectada do RJ, no dia 9 de dezembro, no auditório da Fundação Getúlio Vargas. O evento teve como objetivo abordar a implementação do programa nas redes municipais e na rede estadual, transmitir informações sobre a continuidade das ações e próximos passos, formar e informar os participantes sobre os objetivos do programa, bem como sobre o uso de tecnologias com intencionalidade pedagógica como estratégia de alinhamento à BNCC e cumprimento dos planos de educação (PNE, PEE e PME).
As implementadoras Andreia Sá e Keite Melo (NIE/CPFPF) apresentaram um relato sobre a experiência do município com o Programa Educação Conectada, especialmente no que se refere à formação ofertada aos Professores de Informática Educativa. Vale destacar que o trabalho foi um dos dois selecionados, dentre 25 trabalhos inscritos, assim como muito elogiado pela Coordenadora Estadual do programa, Manoela Alves. Estiveram presentes representantes de vários municípios do estado.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 26 de novembro, das 18h às 22h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), Relatos de Experiências na EJA. Organizado por Mirian de França, Coordenadora da CEJA, o encontro consistiu na apresentação de uma atividade ou projeto pelos docentes da modalidade, que deveria ser contextualizado e fundamentado por um aporte teórico de modo a cumprir com as principais metas:
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incentivar os professores da EJA a desenvolverem atividades e/ou projetos, em suas respectivas Unidades Escolares, que demonstrem um discurso e uma prática coerentes com o público com o qual trabalham, sabendo que irão apresentar sua experiência para os demais profissionais da Rede de Ensino;
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fomentar a troca de experiências entre os docentes e discussões de interesse da EJA.
Os professores apresentaram trabalhos riquíssimos. Os trabalhos foram, em sua grande maioria, realizados de forma interdisciplinar, bem dinâmica, conseguindo envolver os estudantes e estreitar a relação educador/educando. Algumas escolas trouxeram alunos para apresentar os trabalhos realizados. Contando com a participação da maioria das Unidades Escolares, o evento teve a presença de 62 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI) e em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Associação Brasileira de Química (ABQ), no dia 19 de novembro, na Unigranrio, das 8h às 12h e 13h às 17h, o terceiro encontro de um Ciclo de Oficinas direcionado ao ensino de Química/Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. Tendo como público-alvo os Professores que participaram da formação anterior e atuam nas turmas de 4 e 5 anos das creches e escolas municipais, o projeto tem como objetivo desenvolver práticas educativas próximas da realidade das crianças que lhes proporcionem o despertar à ciência em concordância com a proposta curricular da Educação Infantil de Duque de Caxias (SME-2012), que propõe como caminho metodológico: “incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza”. Ministrado por Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira e Ariana Rabelo de Almeida Lacerda, o encontro contou com a presença de 29 profissionais pela manhã e 29 à tarde.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), nos dias 7 e 8 de novembro, nos pilotis da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, a 4ª edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação de Duque de Caxias (4ª FEMuCTI). Orientada pelo tema anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Bioeconomia: diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável”, a 4ª FEMuCTI expôs projetos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. Trata-se de um evento de grande importância para o desenvolvimento do interesse pelas ciências e o gosto pelo raciocínio científico entre os estudantes de Duque de Caxias. Três projetos expostos na 4ª FEMuCTI foram selecionados para participar da XIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XIII FECTI-RJ), dando maior visibilidade às pesquisas e estimulando os estudantes a se envolverem em atividades de investigação e experimentação. Além de atender ao público estudantil, a FEMuCTI apresenta à população da cidade a dimensão social da ciência e da tecnologia através de exposições lúdicas e didáticas. Aprendemos a valorizar o conhecimento produzido na escola pública ao identificarmos soluções para nossas questões cotidianas relativas ao meio ambiente, à alimentação, à saúde e ao trabalho, por exemplo. Nos dois dias de atividades, a 4ª FEMuCTI recebeu cerca de 1500 visitantes, entre estudantes, profissionais da Educação e população em geral.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 30 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da SME, formação para os Profissionais da Rede de Apoio à Educação de Surdos. Ministrado pela Coordenadora da CEE, Renata Souza Vogas, bem como pelas Implementadoras da CEE e Coordenadoras do Programa de Educação de Surdos, Joseane Trugilho e Simone Maria Pereira, o evento teve como objetivo promover formação continuada para os Profissionais da Rede de Apoio à Educação de Surdos do município de Duque de Caxias. A Rede de Apoio à Educação de Surdos é formada por Professores Bilíngues, Instrutores de LIBRAS, Assistentes em Educação de Surdos e Intérpretes de LIBRAS que atuam nas seguintes Unidades Escolares: E.M. Profª Olga Teixeira de Oliveira, E.M. Santa Luzia, E.M. Professor Walter Russo de Souza, E.M. Francisco Barboza Leite, E.M. Coração de Jesus, E.M. Sete de Setembro; E.M. Carmem Corrêa Reis Braz, Creche Graciesse Luiza da Silva Lourenço, E.M. Almirante Tamandaré, Creche Profª Jesuína Fátima de Andrade e E.M. Profª Nilcelina dos Santos Ferreira. A formação contou com a presença de 30 participantes.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), no dia 29 de outubro, na FEBF/UERJ, das 13h às 17h, Oficinas Pedagógicas. As oficinas e respectivos responsáveis foram:
* “Musicalização”: Professora Edileide da Silva (EM Vila Operária);
* “Movimento”: Professora Sara Fernandez (Departamento de Educação Básica/DEB);
* “Artes”: Professoras Joélia Silva e Renata Lopes (CEI);
* “Literatura”: Professora Arlene Cavalini (Departamento de Programas e Projetos Educacionais/DPPE);
* “Ciências”: Professoras Verônica Lopez e Ana Cristina Ramos (CEI).
A formação teve como objetivo favorecer momentos de aprendizagem e troca de experiências visando a aplicação nas práticas do cotidiano. Tendo como público-alvo as Estimuladoras Materno-Infantis (EMI), Agentes de Creche (PSS) e Agentes de Apoio Cooperativados lotados nas creches municipais e CCAICs, o evento contou com a presença de 85 participantes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 22 de outubro, das 18h30 às 22h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), formação para os Professores das etapas iniciais da EJA. Intitulado “Ciências Humanas: entrecruzando História e Geografia”, o encontro foi ministrado pelas Professoras Jane Ferreira e Vanessa Albuquerque, da equipe da CEJA. A formação teve como objetivo refletir sobre as relações entre os seres humanos e destes com a natureza, em determinado tempo e espaço, ou seja, os aspectos relativos ao ser humano como ser social, bem como vivenciar práticas que proporcionam a alfabetização histórica e geográfica. Esta foi a última etapa de um ciclo de quatro formações teóricas do curso “Fios e desafios da alfabetização e letramento na EJA”. Tendo como público-alvo os Professores das etapas iniciais da EJA, o evento contou com a participação de 17 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 21 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da SME, formação continuada para Profissionais que atuam na Educação de Surdos. Coordenado pelo Programa de Educação de Surdos da CEE, o evento constou das palestras “Ensino de História para alunos surdos incluídos” e “Estratégia de avaliação da leitura e escrita de Surdos no ambiente virtual multimídia” ministradas, respectivamente, pelos Professores Mestres da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias Paulo José Assumpção dos Santos e Letícia Peçanha Medeiros da Cunha. A formação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na Educação de Surdos no município com relação ao processo de ensino-aprendizagem do educando. Tendo como público-alvo Professores de Classes de Surdos, bem como classe regular com aluno surdo incluído, Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Assistentes de Educação de Surdos, Intérpretes e Equipe Diretiva, o evento contou com a presença de 20 participantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio da Assessoria de Gestão Escolar (AGE) e do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), no dia 17 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da SME, o Encontro dos Conselhos da Educação. Intitulado “As contribuições dos conselhos frente aos desafios da gestão democrática”, o evento foi coordenado pela AGE e teve como objetivo reunir os diversos Conselhos de Educação – CME, CAE, CACS FUNDEB e Conselhos Escolares –, a fim de proporcionar formação e atualização de conhecimentos. Na ocasião, o Prof Dr Regis Arguelles (UFF) proferiu palestra sobre o tema. Tendo os conselheiros como público-alvo, o encontro contou com a presença de 60 participantes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI) e em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Associação Brasileira de Química (ABQ), no dia 17 de outubro, na Unigranrio, das 8h às 12h e 13h às 17h, o segundo encontro de um Ciclo de Oficinas direcionado ao ensino de Química/Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. Tendo como público-alvo os Professores que participaram da formação anterior e atuam nas turmas de 4 e 5 anos das creches e escolas municipais, o projeto tem como objetivo desenvolver práticas educativas próximas da realidade das crianças que lhes proporcionem o despertar à ciência em concordância com a proposta curricular da Educação Infantil de Duque de Caxias (SME-2012), que propõe como caminho metodológico: “incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza”. Ministrado por Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira e Ariana Rabelo de Almeida Lacerda, o encontro contou com a presença de 33 profissionais pela manhã e 34 à tarde.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), no dia 8 de outubro, na UERJ/FEBF, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o 7º Encontro do Ciclo de Formação do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. O objetivo desta atividade é conscientizar os Profissionais da Educação sobre a importância de desenvolver aulas mais ativas nas escolas para, com isso, promover uma aprendizagem mais significativa, melhorando, ao mesmo tempo, a saúde das crianças e adolescentes. Os encontros incluem conteúdos teóricos e práticos que visam a propiciar a dinamização das aulas de Educação Física e Recreação a fim de otimizar seus resultados. Ministrado por Jefferson Gomes Garcia e José Camilo, o encontro teve como público-alvo Professores do 1º ao 5º ano e Professores de Educação Física. A formação contou com a presença de 47 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) realizou, no dia 2 de outubro, das 7h às 16h, uma visita técnica à MultiRio. A Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias foi representada por Daniele Barros, Assessora Institucional da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME), Angelina Moreira, Chefe de Gabinete da SME, Andreia Sá e Keite Melo, Implementadoras de Tecnologia Educacional (CPFPF), e 10 Professores de Informática Educativa (PIE). O objetivo da visita foi oferecer aos profissionais a troca de informações e o aprimoramento de novas ideias sobre a utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula, por meio de jogos pedagógicos interativos e vídeos educativos, entre outras atividades. Na ocasião, os professores tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores da empresa, onde são criados diversos produtos voltados para a educação. A MultiRio utiliza-se de uma plataforma digital na qual as diferentes mídias – TV (canal 26 da NET), redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter e Instagram), Web Rádio, Portal, pen card e impressa – interagem, diversificando as possibilidades de acesso aos seus produtos e oferecendo à escola pública da cidade do Rio de Janeiro e à população em geral, em tempo real, o que há de mais atual em produções e interfaces educativas. Foi um momento de formação muito produtivo que certamente renderá bons frutos aos alunos da educação municipal duquecaxiense.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e do Núcleo de Equipe Multiprofissional (NEMP), no dia 25 de setembro, das 9h às 12h, no Museu Ciência e Vida, encontro em apoio ao “Setembro Amarelo – Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio”. Coordenado pela Psicóloga Marcela Giro (NEMP), o evento teve como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio através de informação acerca deste sério assunto que ainda é um tabu. Na ocasião, foram proferidas palestras pela Profa Dra Dayse Assunção Miranda, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPESP), e Alessandra Maletzki Ramasine, Terapeuta Humanista, Comunitária e Sistêmica, bem como voluntária do CVV Comunidade – Centro de Valorização da Vida. Tendo como público-alvo Professores Especialistas, Dirigentes de Turno e outros Profissionais das Unidades Escolares, o encontro contou com a presença de 87 participantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Acompanhamento às Instituições do Sistema de Ensino (DAISE) e da Coordenadoria de Inspeção Escolar (CIE), bem como em parceria com a Secretaria de Estado de Educação/Inspeção Escolar Estadual, no dia 25 de setembro, no Teatro Municipal Raul Cortez, das 9h às 12h, o Encontro de Instituições Privadas de Duque de Caxias. Intitulado “A importância da Escola Particular”, o evento foi coordenado pelo DAISE e teve como objetivo principal aprimorar o conhecimento dos gestores das unidades privadas por meio de palestras de orientação, além da integração, do acolhimento e do incentivo. Além disso, tratou-se das Legislações vigentes, buscando orientar e sanar dúvidas das Instituições. Dentre as legislações abordadas, encontram-se: Del. CEE 316/10, Res. Nº 02/02018 (Corte Etário), Del. CME 14/14, Del. CEE RJ 308 (Autorização 1º Ano de Escolaridade), Lei 10639/2003 (Africanidade) e a Lei 13.663/18 (Bullying). O evento também propiciou a entrega das Portarias de Autorização de Funcionamento para 27 escolas particulares da Educação Infantil (creche e pré-escola). Dentre outros, o evento contou com a presença de Marcelo Mocarzell, Conselheiro Estadual de Educação, que ministrou palestra sobre Legislação Educacional. Tendo como público-alvo os Gestores das Escolas Particulares do município que ofertam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o encontro teve a participação de aproximadamente 250 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), no dia 24 de setembro, na UERJ/FEBF, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o 6º Encontro do Ciclo de Formação do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. O objetivo desta atividade é conscientizar os Profissionais da Educação sobre a importância de desenvolver aulas mais ativas nas escolas para, com isso, promover uma aprendizagem mais significativa, melhorando, ao mesmo tempo, a saúde das crianças e adolescentes. Os encontros incluem conteúdos teóricos e práticos que visam a propiciar a dinamização das aulas de Educação Física e Recreação a fim de otimizar seus resultados. Ministrado por Ana Carolina Martins de Oliveira, o encontro teve como público-alvo Professores do 1º ao 5º ano e Professores de Educação Física. A formação contou com a presença de 54 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, em parceira com o Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e o Departamento de Educação Básica (DEB), no dia 19 de setembro, das 13h às 17h, na Unigranrio, a palestra “Gamificação nas aulas de Matemática”. Ministrada pelo Prof Me Leandro Mendonça Nascimento, da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, com o apoio do Prof Me Rafael Ferreira da Costa Leite, a formação teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo docente Leandro Nascimento em sua sala de aula usando os conceitos de Gamificação. Tendo como público-alvo Professores do 6º ao 9º ano de Matemática, o evento contou com a presença de 21 participantes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI) e em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Associação Brasileira de Química (ABQ), no dia 19 de setembro, na Unigranrio, das 8h às 11h e 13h30 às 16h30, o primeiro encontro de um Ciclo de Oficinas direcionado ao ensino de Química/Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. Tendo como público-alvo Professores das turmas de 4 e 5 anos das creches e escolas municipais, o projeto tem como objetivo desenvolver práticas educativas próximas da realidade das crianças que lhes proporcionem o despertar à ciência em concordância com a proposta curricular da Educação Infantil de Duque de Caxias (SME-2012), que propõe como caminho metodológico: “incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza”. Ministrado pelo Prof Dr Jorge Messeder, Professor do IFRJ e Diretor da ABQ, o encontro contou com a presença de 49 profissionais pela manhã e 45 à tarde.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, em parceira com o Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e o Departamento de Educação Básica (DEB), no dia 18 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da SME, o Encontro Formativo para os Professores do Projeto de Apoio ao Aprendizado. Coordenado pelas Professoras Luciana Mello de Abreu, Sara Fernandez Ramos de Souza, Clema dos Santos e Angela Cristina Mucheli (DEB), a formação teve como objetivo sensibilizar e organizar as ações pedagógicas do Projeto de Apoio ao Aprendizado. Tendo como público-alvo os Professores Regentes do Ensino Fundamental I que atuam no Projeto, o evento contou com a presença de 38 participantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Núcleo de Equipe Multiprofissional (NEMP) e do Departamento de Educação Básica (DEB), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Centro de Referência de Atendimento ao Homem (CR Homem), Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Centro Especializado de Atenção Total ao Adolescente (CEATA), Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, e a Equipe Diretiva da EM Minas Gerais, nos dias 10 e 11 de setembro, das 14h às 18h, e 18 de setembro, das 8h às 12h, na EM Minas Gerais, continuidade ao projeto “Violência na escola: do silenciamento à reação”. Intitulada “Educação é prevenção contra a violência na escola”, esta edição do projeto teve como objetivo criar um espaço de troca para o aperfeiçoamento da prática, bem como responder à demanda da Unidade Escolar. Dando início à programação, no dia 10, Paulo Cezar da Conceição, coordenador do CR Homem, e o colaborador Roney Rodrigues de Oliveira abordaram o tema “Homens contra violência” em um diálogo claro e objetivo com alunos do segundo segmento, 6º ao 9º anos, sobre a violência contra a mulher. No dia 11, a Psicóloga Suyane Cristina de Oliveira e a Assistente Social Simone Pereira Nogueira (CEAM) trataram sobre o tema “Mulheres livres de violência” com os discentes do segundo segmento por meio de um bate-papo promovedor de empoderamento feminino. Neste mesmo dia, a Dra Helena Ribeiro do Nascimento (CEATA) conversou com os alunos do segundo segmento sobre o tema “Adolescentes contra violência”. Na ocasião, conversou-se acerca de uma das formas mais graves de violência: o suicídio. As atividades foram encerradas no dia 18 através de uma ação conjunta entre o NEMP e a Equipe Diretiva da EM Minas Gerais direcionada aos educandos do primeiro segmento (1º ao 5º anos): para os alunos de 9 a 11 anos foi apresentado o filme Defenda-se, e para os de 7 e 8 anos o vídeo Diga não à violência contra crianças, ambos de prevenção à violência, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Logo depois, houve um momento de debate sobre o conteúdo apresentado e respostas às perguntas dos estudantes mediado pela Conselheira Tutelar Olicéia da Silva Soares, membro do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. Ao final, foi realizada a ‘Oficina do Girassol’, símbolo da campanha ‘Faça Bonito’, em alusão ao 18 de maio, ‘Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’ (Lei 9.970/00). Estiveram presentes às atividades 6 turmas de segundo segmento e 10 de primeiro, um total aproximado de 480 alunos.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 17 de setembro, das 18h30 às 21h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), formação para os Professores das etapas iniciais da EJA. Intitulado “Alfabetização Científica na EJA”, o encontro foi ministrado pelas Professoras Jane Ferreira, Vanessa Albuquerque e Adriana Vidal, da equipe da CEJA, e contou com a colaboração do Professor Renato Soares Bermudas. A formação teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de trabalhar conteúdos ligados às Ciências da Natureza considerando diferentes contextos da Alfabetização Científica; articular a investigação e o desenvolvimento da expressão oral e escrita; bem como vivenciar procedimentos e habilidades científicas em situações reais do cotidiano. Tendo como público-alvo os Professores das etapas iniciais da EJA, o evento contou com a participação de 19 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio da Subsecretaria de Administração e Gestão de Pessoal (SSAGP), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e do Núcleo de Acompanhamento aos Conselhos Escolares (NACE), nos dias 2 e 4 de setembro, das 9h às 17h, no auditório da SME, o Encontro de Formação para Gestores Escolares. Ministrada pela equipe do NACE, a formação teve como objetivo orientar os Gestores da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias sobre a utilização de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), elaboração de prestações de contas e assuntos afins de acordo com a seguinte programação:
* 2 de setembro: 9h às 12h – Creches e CCAICs. 14h às 17h – Diretores das escolas não atendidas pelo Programa Mais Alfabetização.
* 4 de setembro: Diretores das escolas atendidas pelo Programa Mais Alfabetização. 9h às 12h – Escolas dos 1º e 3º Distritos. 14h às 17h – Escolas dos 2º e 4º Distritos.
O evento contou com a presença de 152 participantes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, por meio da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no período de 19 a 30 de agosto, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, em Unidades Escolares e auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Semana de conscientização de Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla. A semana teve como objetivo propiciar momentos de conversa com as famílias, Professores e convidados sobre a temática abordada. Durante esse período, foram realizadas rodas de conversa mediadas pela coordenadora da CEE, Renata Souza Vogas, e membros de sua equipe: Aline dos Santos F. Gonçalves, Carmem Romero Erthal, Caroline Moreira Vieira Dantas, Cíntia Soares Romeu, Edjan Souza Machado, Edna Inácio da Silva e Silva, Elizabete Vianna Delamarque, Jorgete Dias dos Santos, e Simone Maria Pereira. Os encontros ocorreram nas Unidades Escolares Álvaro Alberto, Ruy Barbosa, Nossa Senhora do Pilar, Nísia Vilela, CIEP Henfil, Dulce Trindade, Santo Agostinho, Parque Capivari, Imaculada Conceição, Carlota Machado, CIEP Rabello, Santa Luzia, Creche Cecília Meirelles, Walter Russo, CIEP 319, CIEP 227, bem como no auditório da SME. As rodas de conversa contaram com a presença de aproximadamente 100 participantes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 29 de agosto, das 18h30 às 21h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), formação para os Professores das etapas finais da EJA. Intitulado “A EJA no contexto atual: tendências e desafios”, o encontro foi ministrado pela Profa Dra Sandra Regina Sales (UFRRJ) e pelo doutorando Américo Homem da Rocha Filho (UFRRJ). A formação teve como objetivo refletir sobre o cotidiano escolar e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, compreender a multiplicidade de identidades dos sujeitos dessa modalidade e proporcionar a interação entre as práticas cotidianas das Unidades Escolares que possuem a EJA. Tendo como público-alvo os Professores das etapas finais da EJA, o evento contou com a participação de 75 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), no dia 28 de agosto, no Teatro Raul Cortez, das 8h30 às 11h30, a Comemoração da Semana Nacional da Educação Infantil. Intitulado “Mostra de trabalhos e compartilhamento de experiências”, o encontro foi coordenado pela equipe da CEI e teve como objetivo celebrar e valorizar o trabalho realizado neste importante segmento da Educação Básica do município pelos Professores, Agentes de Apoio, Estimuladores Materno-Infantis (EMI), bem como pela Equipe Diretiva, em parceria com os pais. Tendo como público-alvo os Professores de turmas de Educação Infantil, Agentes de Creche, EMIs, Equipe Diretiva e pais de alunos (por representatividade), o evento contou com a presença de 362 participantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e do Núcleo de Equipe Multiprofissional (NEMP), no dia 27 de agosto, no auditório do Colégio Pedro II, Unidade Duque de Caxias, das 13h às 17h, o III Encontro de Orientação ao Educando. Intitulado “Planejando o futuro”, o evento foi coordenado pela Professora Carla Cristina Silveira de Souza (NEMP) e teve como objetivo sensibilizar os alunos para o processo de escolhas e oportunidades da escolarização no Ensino Médio. Tendo como público-alvo alunos dos 8º e 9º anos, o encontro contou com a presença de 271 participantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Dinamização de Leitura Literária (CDLL), no dia 27 de agosto, no auditório da SME, das 8h às 13h, o III Encontro para Dinamizadores de Leitura e Biblioteca. No frio do fim de agosto de 2019 fomos convidados para um banquete, um segundo menu completo – Literatura à Mesa: da Brincadeira à Sobremesa – para que pudéssemos beber e comer boa literatura. Com o calor da formação e aquecidas com o carinho dos Dinamizadores de Leitura e pelos relatos de experiências que enriquecem e retratam a leitura literária em seu ápice que é a dinamização e como ela reverbera na sala de aula, nos meninos e meninas. O tempo vivido nas oficinas foi fértil, florido, produtivo, afetivo, delicioso, atemporal, zigzagueado pela poesia, pela prosa e pelos contos de encantamento servidos por Bartolomeu Campos de Queirós, Eva Furnari e Ricardo Azevedo. A formação teve como objetivo dar prosseguimento ao Projeto Literário da Rede Municipal de Duque de Caxias para o ano de 2019, cujo tema este ano é “No Cardápio da Leitura, Variada Literatura” em homenagem aos renomados autores supracitados. O encontro contou com a presença de aproximadamente 98 pessoas.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e do Núcleo de Informática Educativa (NIE), e em parceria com o Museu de Memes (UFF), no dia 22 de agosto, das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, as Oficinas Linguagem de Memes e Práticas Reflexivas sobre Gamificação. Organizadas pela Diretora do CPFPF, Giselle Irene Lima Teixeira do Nascimento, e pelas Implementadoras de Tecnologia Educacional, Andreia de Macedo Sá e Keite Silva de Melo, as oficinas tiveram o objetivo de, através da reflexão teórica sobre a linguagem de memes e os conceitos de gamificação, elaborar atividades práticas que poderão ser aplicadas nas aulas de Informática Educativa. A oficina “Linguagem de Memes” foi dinamizada por Dandara Magalhães e Carlos Gabriel, pesquisadores da UFF e membros do projeto Museu de Memes. A oficina “Práticas Reflexivas sobre Gamificação” foi dinamizada por Keite Melo, Doutora em educação pela PUC-Rio. A formação contou com a presença de 23 Professores de Informática Educativa, que avaliaram positivamente o evento.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), no dia 15 de agosto, na UERJ/FEBF, das 8h às 12h (9º ano) e das 13h30 às 16h30 (5º e 9º anos), formação referente ao material do Projeto (Con)seguir para os Professores de Matemática e Língua Portuguesa que atuam no 5º ano e não participaram do primeiro encontro, assim como para os Professores do 9º ano que ministram estas disciplinas. Desde a sua idealização, em 2008, a equipe do Projeto é composta por Professores atuantes nas salas de aula da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Para estes Profissionais, o planejamento docente e suas metodologias devem ter caráter prioritário no processo de ensino e aprendizagem. A fim de contribuir com essa prática, o material do Projeto contém itens de Língua Portuguesa e Matemática elaboradas segundo o padrão adotado em avaliações externas desenvolvidas nos âmbitos municipal, estadual e federal. Ministrada pelos Professores Bruno Vianna dos Santos, Geovane André Teles de Oliveira, José Carlos Gonçalves Gaspar, Lilia Alves Britto, Ledinalva Colaço da Silva e Luciana Gomes de Lima, esta edição teve como destaque a apresentação do projeto reformulado e do material inovado que, por manter o mesmo enfoque e metodologia dos módulos antigos, prosseguirá contribuindo significativamente na prática pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Dividida em três turmas, uma para Profissionais do 5º ano e duas do 9º, a formação contou com a presença de 66 participantes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a ONG Novamerica, no dia 13 de agosto, no Museu Ciência e Vida, das 8h30 às 12h30, o terceiro encontro do Ciclo de Oficinas “Escolas: sentidos e aprendizagens”. Intitulada “Escolas: espaços de diálogo entre saberes, culturas e práticas”, a formação foi ministrada por Maria da Consolação Lucinda e teve como objetivo problematizar o caráter monocultural dos saberes escolares concebendo a escola como espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma ecologia dos saberes, bem como construir, coletivamente, práticas educativas que permitam responder aos desafios da contemporaneidade numa perspectiva de educação em direitos humanos. Tendo como público-alvo os Orientadores Pedagógicos e Educacionais, Professores de Informática Educativa, assim como Professores da Rede Municipal de Duque de Caxias, o encontro contou com a participação de 28 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), no dia 8 de agosto, no auditório e quadra da UERJ/FEBF, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o 1º Seminário do Ciclo de Formação do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. O objetivo desta atividade é conscientizar os Profissionais da Educação sobre a importância de desenvolver aulas mais ativas nas escolas para, com isso, promover uma aprendizagem mais significativa, melhorando, ao mesmo tempo, a saúde das crianças e adolescentes. Os encontros incluem conteúdos teóricos e práticos que visam a propiciar a dinamização das aulas de Educação Física e Recreação a fim de otimizar seus resultados. Coordenado por Jefferson Gomes Garcia, a formação teve como público-alvo Professores do 1º ao 5º ano e Professores de Educação Física que, nesta 5a etapa, apresentaram todas as ‘Boas Práticas Pedagógicas’ que são desenvolvidas nos seus respectivos espaços de trabalho. Na ocasião, a equipe do DPPE presenteou os participantes com uma performance teatral. O encontro contou com a presença de 50 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 1º de agosto, das 8h às 12h (1º e 3º Distritos) e das 13h às 17h (2º e 4º Distritos), no Cinema 1 da Unigranrio, a Formação para os Agentes de Apoio à Inclusão (2019/2). Ministrado pela equipe da CEE, o encontro teve como objetivo abordar temas pertinentes à rotina escolar do Agente de Apoio à Inclusão no acompanhamento do aluno com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação. O evento contou com a participação de 185 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e a Coordenadoria de Supervisão e Orientação Educacional (CSOE), no dia 4 de julho, no Teatro Raul Cortez, das 13h às 17h, a Jornada Pedagógica. Intitulado “O papel articulador do Professor Especialista”, o evento foi ministrado pela Profa Dra Cleonice Puggian (UERJ/UNIGRANRIO). A formação teve como objetivo propiciar aos Especialistas de toda a Rede Municipal reflexão sobre o papel articulador do Professor Especialista e demais orientações pertinentes aos trabalhos deste profissional na Unidade Escolar. O evento contou com a participação de 229 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), no dia 2 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), das 13h às 17h, uma Reunião com os Gestores de Creches e CCAICs. Intitulado "Gestão Educacional: o papel e a atuação do Gestor na Escola de Educação Infantil", o evento foi ministrado pela Coordenadora da CEI, Judith Cortez, e contou também com a participação de Lourrane Rodrigues, Nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAESC), que trouxe importantes informações sobre o cardápio servido nas unidades de creche. A reunião teve como objetivo tratar com as Diretoras sobre questões específicas da gestão nos aspectos administrativos, pedagógicos e de pessoal das creches e CCAICs do município. O encontro teve a presença de 32 profissionais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 27 de junho, das 13h às 17h, no auditório da FEBF/UERJ, o Grupo de Estudos “Oficinas de Materiais Adaptados para AEE e Classes Especiais”. A formação teve como objetivo oportunizar trocas de experiências do cotidiano escolar e das atividades pedagógicas para o enriquecimento do aprendizado. Tendo como público-alvo os Professores do AEE, de Classes Especiais e Agentes de Apoio, o evento contou com a participação de 156 profissionais. As oficinas realizadas e respectivos implementadores foram: “Tecnologia Assistiva para alunos com Múltiplas Deficiências - TIX Letramento” (Geisse Martins); “Materiais Paradidáticos para o AEE” (Geisse Martins); “Circuito de Adaptações de Materiais na Matemática” (Valquíria Elisângela Cabral e Maria Piedade Stelito Sabino); “Integrando Ações entre Classe Regular e o Atendimento Educacional Especializado” (Patrícia Alves Figueiredo e Roberta Martinho Coelho de Oliveira); “Surdez e Acessibilidade” (Letícia Peçanha Medeiros da Cunha); “Produção de Material Didático Adaptado para aluno com DV” (Talita de Andrade Tostes); “Adaptação de conteúdos de livros didáticos e de avaliações para alunos com deficiência intelectual” (Valéria Oliveira); “Construindo quadro de Comunicação Alternativa - uma possibilidade de ampliar o repertório comunicativo entre professor e aluno” (Daniela Mendes Vieira Alves); “Oficina das Diferenças - Dança inclusiva” (Mário Júnior da Silva Martins); e “A Artes no processo de Aprendizagem dos alunos da EE” (Carla Pereira do Couto).
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), no dia 18 de junho, na UERJ/FEBF, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o 4º Encontro do Ciclo de Formação do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. O objetivo desta atividade é conscientizar os Profissionais da Educação sobre a importância de desenvolver aulas mais ativas nas escolas para, com isso, promover uma aprendizagem mais significativa, melhorando, ao mesmo tempo, a saúde das crianças e adolescentes. Os encontros incluem conteúdos teóricos e práticos que visam a propiciar a dinamização das aulas de Educação Física e Recreação a fim de otimizar seus resultados. Ministrado por Jefferson Gomes Garcia e José Camilo, o encontro teve como público-alvo Professores do 1º ao 5º ano e Professores de Educação Física. A formação contou com a presença de 57 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 18 de junho, das 18h30 às 22h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Minicurso “Fios e desafios da alfabetização e letramento na EJA”. Ministrada pela equipe da CEJA, a formação teve como objetivo refletir sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Tendo como público-alvo Professores das etapas iniciais da EJA, o evento contou com a participação de 28 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e a Coordenadoria de Supervisão e Orientação Educacional (CSOE) participaram, no dia 18 de junho, das 9h às 11h30 e das 19h às 21h, na Unigranrio, nas duas edições da Roda de Conversa ‘Avaliação Institucional: Escola Reflexiva’. Organizada pela Profa Cleonice Puggian e mediada pelas Profas Osmeire Pinheiro de Matos (CSOE) e Carla Borges (CPFPF), a formação teve como objetivo dialogar sobre os processos pedagógicos que constituem a avaliação institucional na Educação Básica e no Ensino Superior no âmbito da disciplina “Formação docente: aprendizagem e avaliação”. Tendo como público-alvo os estudantes do curso de Pedagogia e Licenciaturas da Unigranrio, o evento contou com a presença de aproximadamente 20 participantes pela manhã e 15 à noite.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a ONG Novamerica, no dia 11 de junho, no Museu Ciência e Vida, das 8h30 às 12h30, o segundo encontro do Ciclo de Oficinas “Escolas: sentidos e aprendizagens”. Intitulada “Mídias digitais: o que a escola tem a ver com isso?”, a formação foi ministrada por Maria da Consolação Lucinda e teve como objetivo detectar como as mídias digitais têm transformado a relação da sociedade com a informação e com o conhecimento, perceber a influência das redes sociais na polarização de opiniões e no extremismo de algumas ideias e consensos disseminados na sociedade, bem como construir práticas comprometidas com o desenvolvimento de habilidades de uso das mídias sociais/tecnologias digitais na escola numa perspectiva crítica e de afirmação dos direitos humanos. Tendo como público-alvo os Orientadores Pedagógicos e Educacionais, Professores de Informática Educativa, bem como Professores da Rede Municipal de Duque de Caxias, o encontro contou com a participação de um total de 32 profissionais.
A Subsecretaria de Ensino (SSE) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da equipe i-Educar, nos dias 9, 13, 15, 16, 20, 22, 23 e 27 de maio, das 9h às 12h e/ou das 14h às 17h, no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTE-M/SME), o Curso de Formação Continuada do i-Educar. Ministrada pela equipe do i-Educar, responsável pelo Sistema de Gestão Acadêmica do município de Duque de Caxias, a formação teve como objetivo sanar dúvidas sobre vínculo de alunos, lotação de professores, listagem do Censo e como definir os Componentes Curriculares. Entre as novidades, houve a apresentação da Listagem de Conferência do Censo e de ferramentas para vincular os professores às turmas. Com carga horária de 3 horas por turma e tendo como público-alvo os funcionários das secretarias das Unidades Escolares e usuários do i-Educar, o curso formou 14 turmas, atendendo um total de 134 profissionais provenientes de 128 escolas.
A Subsecretaria de Ensino (SSE) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Núcleo de Informática Educativa (NIE), e em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no dia 24 de maio, das 8h30 às 16h30, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, as Oficinas Desenho Digital e Robótica: possibilidades pedagógicas para Informática Educativa. Organizadas pela Diretora do CPFPF, Giselle Irene Lima Teixeira do Nascimento, e pela Implementadora de Tecnologia Educacional, Andreia de Macedo Sá, as oficinas tiveram o objetivo de elaborar atividades práticas através dos conceitos de robótica e desenho digital de modo a estimular o uso dessas tecnologias nas aulas de Informática Educativa. A oficina Robótica com Materiais de Baixo Custo foi dinamizada por Adriano Francisco da Silva, e a oficina Gráfico na mão: o uso de técnicas gráficas em dispositivos móveis foi dinamizada por Cristiano Ludgerio. A formação contou com a presença de 28 Professores.
A Subsecretaria de Ensino (SSE) promoveu, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e a Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 16 de maio, das 13h às 17h, no auditório da UERJ/FEBF, a Formação Continuada para reelaboração do Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Ministrada pela equipe da CEE, a formação teve como objetivo a reelaboração do PEI de forma colaborativa com a participação dos Professores do município de Duque de Caxias. Tendo como público-alvo os Profissionais do AEE, os Professores das Classes Especiais e Professores Especialistas, o evento contou com a presença de 125 participantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), nos dias 7 e 9 de maio, no auditório da SME, das 7h30 às 11h30, o “Encontro de Formação para Professores de Educação Infantil (turmas de 1 a 3 anos)”. Intitulada “Explorando os Caminhos Metodológicos na Proposta Curricular da Educação Infantil”, a formação foi ministrada pela equipe da CEI. Tendo como público-alvo os Professores das turmas de 1 a 3 anos lotados nas creches da Rede Municipal, o encontro teve como objetivo promover reflexões e dividir experiências entre estes profissionais. A formação contou com um total de 91 participantes nos dois dias.
Clique na imagem abaixo para ver mais fotos ampliadas:O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceira com a Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 18 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas Escolas Municipais Professora Olga Teixeira de Oliveira e Santa Luiza, respectivamente, a Roda de Conversa da Educação de Surdos. Mediada por membros da CEE, Simone Maria Pereira (Implementadora), Adriana dos Santos Veiga (Instrutora de Libras) e Jane Alves Machado (Intérprete de Libras), a formação teve como objetivo retornar aos estudos referentes à educação de surdos, assim como às discussões voltadas ao acompanhamento dos profissionais e alunos das séries iniciais, Atendimento Educacional Especializado (AEE) específico de surdos, Assistentes em Educação de Surdos (AES), Intérpretes de Libras e Representação dos Professores dos 6º ao 9º anos de escolaridade. Tendo como público-alvo os profissionais da educação de surdos e representantes dos Professores dos 6º ao 9º anos de escolaridade, o evento contou com um total de 78 participantes nos dois turnos.
Clique na imagem abaixo para ver mais fotos ampliadas:O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com a Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 17 de abril, das 8h às 12h, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Roda de Conversa de Deficiência Intelectual (DI). Mediada pelas Professoras Aline dos Santos França Venâncio Gonçalves e Elizabete Vianna Delamarque (CEE), a formação teve como objetivo discutir as práticas Pedagógicas das Classe de DI. Tendo como público-alvo os Professores das Classes Especiais de DI e membros da Equipe Diretiva, o evento contou com a participação de 20 profissionais.
Clique na imagem abaixo para ver mais fotos ampliadas:Arte e literatura unificam-se
Ernesto Sábato
A Subsecretaria de Ensino (SSE) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Dinamização de Leitura Literária (CDLL), no dia 5 de abril, no auditório do Museu Ciência e Vida, das 13h às 16h30, o II Encontro para Dinamizadores de Leitura e Biblioteca. A formação teve como objetivo dar prosseguimento ao Projeto Literário da Rede Municipal de Duque de Caxias para o ano de 2019, cujo tema este ano é “No Cardápio da Leitura, Variada Literatura” em homenagem aos renomados autores Bartolomeu Campos de Queirós, Eva Furnari e Ricardo Azevedo. Na abertura do evento, a Diretora do CPFPF, Giselle Teixeira, agradeceu a presença dos professores e parabenizou a todos pelos trabalhos realizados nas escolas da Rede. Houve, também, apresentação teatral promovida pelas palhacinhas Borrachuda e Marcha Lenta que, buscaram, através da lente do humor, provocar reflexões acerca do trabalho pedagógico. Em seguida, a mediação de leitura contou com um livro emblemático de Bartolomeu Campos de Queirós, Coração não toma sol. A seguir, a convidada, Professora Ninfa Parreiras, encantou a todos com sua experiência e conhecimento literários. Acariciados pelas falas dos convidados, a SME tem a certeza de ter proporcionado um momento de formação agregador para os profissionais da Rede. O encontro contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas.
A Subsecretaria de Ensino (SSE) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e do Núcleo de Informática Educativa (NIE), no dia 3 de abril, das 13h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o 1º Encontro de Informática Educativa de 2019. Organizado pela Diretora do CPFPF, Giselle Irene Lima Teixeira do Nascimento, e pela Implementadora de Tecnologia Educacional, Andreia de Macedo Sá, a formação teve como objetivo transmitir as orientações para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos Professores de Informática Educativa (PIEs) durante o ano letivo. O encontro contou com presença da Secretaria Municipal de Cultura, representada por Joice, Egeu Laus, Reinaldo e Adriano, apresentando o Projeto Caxias Criativa, que ressalta a criatividade dentro da área temática das Midiartes. A ideia é que o projeto permeie o trabalho dos PIEs da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com a presença de 44 profissionais.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com o Departamento de Educação Básica (DEB) e a Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), no dia 27 de março, no CCAIC Olavo Bilac, das 9h às 12h, a palestra “Prevenção à violência contra mulher”. Tendo como público-alvo a família dos alunos, o tema foi abordado por profissionais do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CEAM): Monique Leal, Coordenadora do CEAM, e as Assistentes Sociais Simone Nogueira e Lívia Freitas. A formação contou com a presença de 40 pessoas, entre responsáveis e profissionais da Unidade Escolar.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), no dia 26 de março, no Cinema I da Unigranrio, das 8h às 12h, o primeiro encontro do Ciclo de Formação do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. O objetivo desta atividade é conscientizar os Profissionais da Educação sobre a importância de desenvolver aulas mais ativas nas escolas para, com isso, promover uma aprendizagem mais significativa, melhorando, ao mesmo tempo, a saúde das crianças e adolescentes. Os encontros incluirão conteúdos teóricos e práticos que visam a propiciar a dinamização das aulas de Educação Física e Recreação a fim de otimizar seus resultados. Ministrado por Jefferson Gomes Garcia e José Camelo da Gama, o encontro teve como público-alvo Professores do 1º ao 5º ano e Professores de Educação Física. A formação contou com a presença de 35 profissionais.