A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) ofereceu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), o Curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias e responsáveis de crianças surdas. Foram oferecidas dez turmas, em horários e locais distintos, com aulas semanais presenciais, no período de 9 de agosto a 9 de dezembro. O curso teve duração de 4 meses e foi implementado pelos professores da CEE: Cristiane Alves, Adriana Veiga e Renato Nunes. A formação contemplou 77 participantes concluintes de diversos distritos do nosso município.
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A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 30 de novembro, das 18h30 às 21h30, a Roda de Conversas “EJA e Educação em Direitos Humanos: aproximações possíveis”. Ministrada pelo Prof. Dr. Renato Pontes Costa (PUC-Rio) no formato online, pela plataforma Google Meet, a formação teve como público-alvo os professores da Educação de Jovens e Adultos e objetivou atender à necessidade de buscar subsídios para uma discussão crítica sobre o tema, bem como a abordagem pedagógica, promovendo a reflexão entre os(as) educadores(as) da EJA e possibilitar a inclusão do debate no espaço escolar. A palestra contou com a presença de 51 participantes.
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, e em parceria com a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), na modalidade da Educação a Distância (EAD), no período de 30 de agosto a 28 de novembro, o curso de extensão “Povos indígenas no Rio de Janeiro: educação para as relações étnico-raciais, por uma educação antirracista”. Ministrada pela Profa. Dra. Kelly Russo (FEBF/UERJ), a formação teve como público-alvo os profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias e objetivou promover maior compreensão sobre a problemática do racismo na relação com povos indígenas e sobre a importância da Lei 11.645/08, que inclui o ensino da história e da cultura dos povos indígenas como disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio. Perfazendo um total de 100 horas, o curso constou das seguintes unidades:
• Unidade 1: Compreendendo as bases do racismo e a relação com os povos indígenas;
• Unidade 2: Quando a lei propicia um encontro: novas perspectivas para a educação;
• Unidade 3: Povos indígenas: conhecer para valorizar;
• Unidade 4: Línguas e territorialidades;
• Unidade 5: Povos indígenas e a emergência do hoje;
• Unidade 6: Movimento indígena etnopolítico: histórias de resistência e luta;
• Unidade 7: Povos indígenas no Rio de Janeiro;
• Unidade 8: A presença indígena na Baixada Fluminense;
• Unidade 9: A presença guarani no Rio de Janeiro;
• Unidade 10: Educação indígena e a educação escolar indígena no Rio de Janeiro;
• Unidade 11: Literatura, Artes, cinema, jogos e brincadeiras indígenas;
• Unidade 12: Transformando a realidade: novas abordagens das culturas e histórias dos povos indígenas na escola.
Certificada pela UERJ, a formação contou com um total de 16 concluintes.
- Aula Inaugural/Aula 1: 15 de agosto, das 10h às 12h: “Diálogos e Gameducação” – implementador: Prof. Ivanio Dickmann (Professor de Gamificação na Educação);
- Aula 2: 23 de setembro, das 9h30 às 11h30: “Oficinas Jogos no Power Point” – implementadora: Profa. Keite Melo (Sala Paulo Freire);
- Aula 3: 30 de setembro, das 9h30 às 11h30: “Oficina Wordwall: um recurso pedagógico lúdico e interativo” – implementadora: Profa. Luanna Alves (Gpidoc/ISERJ);
- Aula 4: 4 de outubro, das 9h30 às 11h30: “Oficina Inovar a educação com HQs” – implementadora: Profa. Andréa Rocha (LabMere/ISERJ/CNPq);
- Aula 5: 14 de outubro, das 9h30 às 11h30: “Oficina Gamificação – nova perspectiva de engajamento em sala de aula” – implementador: Prof. Leandro Nascimento (SME Duque de Caxias);
- Aula 6: 4 de novembro, das 9h30 às 11h30: “Oficina ideias para gamificar as aulas com o Canva” – implementadora: Profa. Prissilla Mello (SME Duque de Caxias);
- Aula 7: 11 de novembro, das 9h30 às 11h30: “Oficina Formas criativas de usar o QR CODE nas aulas” – implementadora: Profa. Priscila Alves;
- Aula 8: 18 de novembro, das 9h30 às 11h30: “Oficina Jogos no Impress” – implementadora: Profa. Patrícia Figueiredo (Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias).
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A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, e em parceria com a Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), nos dias 13 e 20 de agosto, 10 e 24 de setembro, e 29 de outubro, das 9h às 11h, por meio do Google Meet, o Curso de Extensão "Encontros com professoras/es da Educação Infantil: diálogos sobre avaliação". Ministrado pelas professoras doutoras Marina Castro (FEBF/UERJ) e Gabriela Scramingon (UNIRIO), a formação teve como público-alvo professoras e especialistas de creche e objetivou refletir sobre o tema da avaliação, com ênfase nas especificidades do processo avaliativo construído nas creches e pré-escolas. O curso contou com a participação de 45 profissionais.
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire e do Departamento de Educação Básica (DEB), entre 12 de maio e 27 de outubro, através da Sala Virtual Paulo Freire, o curso “Gestão, Ação e Reflexão: diálogos sobre processos afetivos, técnicos e democráticos na escola”. A autoria do curso foi desenhada pela professora Karine Morgan (UERJ/FEBF) e a coordenação foi realizada pelas professoras Flávia Magalhães (CSOE/SME) e Glacione Ribeiro (Sala Paulo Freire), que o implementaram por meio de aulas síncronas, de duas horas em média, com a participação de representantes das equipes internas da SME e professores pesquisadores convidados. Além disso, ocorreram atividades assíncronas na sala virtual, que foram mediadas pelas professoras Flávia Magalhães (CSOE/SME), Luciana Abreu (Sala Paulo Freire) e Keite Melo (Sala Paulo Freire). O curso contou com um total de 60 horas de carga horária e 79 gestores concluíram com aproveitamento. A programação do curso foi organizada e implementada da seguinte forma:
- MÓDULO 1 – Aspectos afetivo-emocionais:
12/05 - Aula inaugural e acolhimento inicial - Equipe NUMP/DEB/SME;
02/06 - Saúde mental dos profissionais da educação em tempos de pandemia -Carla Cristina de Souza;
09/06 - O impacto da comunicação assertiva nas relações interpessoais -Cláudia Mourão;
16/06 - Escuta e Acolhimento - Equipe NUMP/DEB/SME.
- MÓDULO 2 – Aspectos teórico-conceituais da gestão escolar:
24/06 - Democracia e educação - José Sepúlveda (UFF);
01/07 - Estrutura e participação democrática: conselhos e fóruns - Malvina Tuttman (UNIRIO);
08/07 - A gestão democrática da educação pública - Alzira Batalha (UERJ/FEBF);
15/07 - Conselhos escolares - Alba Valéria Baensi (CME- DC/ UFF);
05/08 - Grêmios estudantis - Mariangela Monteiro (EM Dr Álvaro Alberto/SME-DC).
12/08 - Financiamento da Educação - Diniz Júnior (Celso Lisboa) e equipe NACE/SME;
19/08 - Gestão escolar, planejamento e formação continuada - Flavia Monteiro (UFF) e Glacione Arruda (Sala Paulo Freire/SME);
02/09 - Gestão escolar e as tecnologias - Sonia Mendes (UERJ/FEBF) e Keite Melo (Sala Paulo Freire/SME);
09/09 - Legislação educacional - Karine Morgan (UERJ/FEBF);
23/09 - Seminário dos cursistas para encerramento do segundo módulo e apresentação da professora Flávia Magalhães (CSOE/SME) sobre Currículo e Projeto Político-Pedagógico.
- MÓDULO 3 – A gestão escolar na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias
30/09 - Organização do Sistema Municipal de Educação - Denise Massad (CSOE/SME), Legislação da Rede Municipal de Educação - Josélia Muzi (CME-DC), Coordenadorias de Ensino (parte 1): CEI - Judith Cortez, CEF Anos Iniciais - Penélope Monteiro, CEF Anos Finais - Fernanda Lessa e CEJA - Miriam de França;
07/10 - Organização Pedagógica – SUPED - Myrian Medeiros, Departamento de Educação Básica (DEB) - Denise Ana Oliveira, Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE) - Arlene Cavalini, e Departamento de Acompanhamento às Instituições do Sistema de Ensino (DAISE) – Denise Massad;
27/10 - Coordenadorias de Ensino (parte 2): CEE - Renata Vogas, CLL - Valéria Ângelo, CAED - Gisele Farias, NSGE - Sandra Adão, SAGP - Sônia Pegoral, SAAI - Iracema Costa, CAESC - Ana Paula Bernardino, e COTRAN - Geise Silva.
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A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Núcleo Multiprofissional (NUMP), no dia 6 de outubro, das 15h às 17h, pelo canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) no Youtube, a live “Outubro Rosa – Cuidados à saúde da mulher”, que integra o projeto “Longe dos olhos, perto do coração”. Ministrada pela Profa. Dra. Márcia Regina Costa (UNIGRANRIO) e tendo como público-alvo toda a comunidade escolar, o encontro objetivou alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A live contou com 154 visualizações.
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 30 de setembro, das 18h às 21h30, a Roda de Conversas “Terminalidade na EJA”. Ministrada pelo Prof. Dr. Jupter Martins de Abreu Júnior (IFRJ) no formato online, pela plataforma Google Meet, a formação teve como público-alvo os professores da Educação de Jovens e Adultos e objetivou refletir sobre os desafios que se apresentam no cotidiano escolar no que se refere à intersecção entre as modalidades EJA e Educação Especial, bem como buscar a promoção do educando o que requer um olhar atento por parte dos profissionais que atuam no campo da EJA. A palestra contou com a presença de 43 participantes.
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, no dia 24 de setembro, das 15h às 17h, pelo canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) no Youtube, a live “Paulo Freire: esperançar é preciso”. Ministrada pela Profa. Dra. Andréa Serpa (Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF), o encontro teve como público-alvo toda a comunidade escolar e objetivo dar início às comemorações do Centenário de Paulo Freire, pernambucano nascido Paulo Reglus Neves Freire, em 19 de setembro de 1921, e autor da terceira obra mais citada em trabalhos de Ciências Humanas do mundo: Pedagogia do Oprimido. A live contou com 417 visualizações.
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- 31/08: “Processos formativos de jovens e adultos com deficiência: transição
- 01/09: “Educação Especial, Inclusão e Currículo: possibilidades e adequações pedagógicas” / Profa. Ma. Sheila Venâncio (Instituto Helena Antipoff e SME/RJ) / Horário: 14h-16h / 410 visualizações.
- 20/09: “Cuidados e trabalho pedagógico colaborativo: ações do profissional de apoio à inclusão na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias” / Dra. Flávia Faissal (FEBF/UERJ) / Horário: 18h-20h / 411 visualizações.
- 21/09: “Comunicação Alternativa (CA) e Tecnologia Assistiva (TA): recursos,
- 22/09: “Inclusão educacional de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV): intervenção pedagógica inicial e essencial” / Dra. Patrícia Cardoso (CPII e ObEE/UFRRJ) e Dra. Márcia Pletsch (ObEE/UFRRJ) / Horário: 18h-20h / 2451 visualizações.
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A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, e em parceira com a ONG Novamerica, o Ciclo de Oficinas do Programa Direitos Humanos, Educação e Cidadania com a temática “Proteger a vida, construir saberes e sonhos, cuidar da casa comum”. A fim de atender a necessidade da realização de atividades remotas, o Ciclo de Oficinas 2021 teve seu formato modificado de modo a se adequar ao contexto atual em termos de tempo de duração e quanto à modalidade das atividades propostas. Sendo assim, o ciclo constou de cinco oficinas com duração de 2 horas através de encontros coletivos (síncronos) e outras 2 horas de trabalhos individuais (assíncronos), perfazendo um total de 20 horas de atividades. Coordenada pela Prof. Dra. Maria Consolação Dulcina (Novamerica), a formação teve como objetivo refletir sobre os desafios da educação diante do cenário de pandemia mundial, evidenciando o acirramento das desigualdades, bem como a destruição ambiental e dos direitos sociais no mundo contemporâneo. Os encontros síncronos ocorreram nos dias 1º e 22/06, 10 e 24/08, e 14/09, das 18h às 20 horas, de acordo com a seguinte programação:
- 01/06/2021 - 1ª Oficina: “Proteger a vida e construir sonhos: novos paradigmas na relação sociedade e natureza”
- 22/06/2021 - 2ª Oficina: “Construir saberes, cuidar da casa comum e da nossa
comunidade”
- 10/08/2021 - 3ª Oficina: “Educação e cultura digital: os desafios e as possibilidades em tempos de pandemia e pós-pandemia”
- 24/08/2021 - 4 ª Oficina: “Escola como um espaço de diálogo, de construção de saberes e sonhos”
- 14/09/2021 - 5ª Oficina: “Educar para o cuidado de si e do outro”
O Ciclo de Oficinas contou com a participação de professores da Rede Municipal de Duque de Caxias, em um contexto de Polos, incluindo Secretarias de outros municípios da Baixada Fluminense.
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB), e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias e Light, no período de 23 a 27 de agosto, das 9h30 às 11h30, pelo Google Meet, o projeto “Light nas escolas”. Implementado por Mariza Reis Almeida (DEB), Izabel Regina Docek de Faria e Andréia de Macedo Sá (Sala Paulo Freire), o projeto teve como objetivo: provocar mudanças de hábitos de consumo da água e da energia elétrica, combatendo assim os desperdícios; contribuir para o conhecimento sobre o setor elétrico e o desenvolvimento cultural da sociedade; alertar sobre os perigos (pipa perto da rede elétrica, balão, ‘gato’); conscientizar sobre os prejuízos causados pelo furto de energia (incêndios, perda de equipamentos, acidentes, etc); assim como contribuir para a valorização dos benefícios que a energia elétrica proporciona, trazendo bem-estar para as pessoas e desenvolvimento para as cidades. As escolas inscritas participaram de um conjunto de iniciativas do ‘Ciclo de Imersão’ no programa educativo que compreendeu: curso para professores(as) ao longo de uma semana, oferecimento de material didático, visita ao Centro Cultural Light, implantação dos projetos elaborados, exposição dos trabalhos e premiação. Tendo como público-alvo gestores, orientadores e professores regentes, foram beneficiados pelo projeto um total de 22 professores e 16 escolas do município de Duque de Caxias.
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 26 de agosto, das 18h30 às 21h30, a Roda de Conversas “Currículo na/da EJA”. Ministrada pela Profa. Dra. Sandra da Silva Viana (IFRJ) no formato online, pela plataforma Google Meet, a formação teve como público-alvo os professores da Educação de Jovens e Adultos e objetivou dialogar com os(as) educadores(as) da modalidade acerca da construção do currículo com seus desafios e possibilidades que se apresentam no cotidiano escolar, afirmando a necessidade de contemplar as especificidades dos sujeitos da EJA nos processos de ensino-aprendizagem. A palestra contou com a presença de 79 participantes.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Núcleo Multiprofissional (NUMP), nos dias 18 e 25 de agosto, das 14h às 16h30, pela plataforma Google Meet, o curso "Mediação de conflitos". Ministrada por membros da equipe do NUMP, Assistentes Sociais Leila Leal Melo e Tamiris Cruz, e Psicóloga Fernanda Rodrigues, a formação teve como público-alvo os Profissionais da Educação, em especial Orientadores Pedagógicos e Educacionais, e como objetivo proporcionar um espaço de conhecimento e reflexão sobre a mediação de conflitos e a comunicação não violenta no contexto escolar, identificando a contribuição das metodologias de diálogos para a qualidade da comunicação e a convivência no ambiente escolar, assim como o conhecimento de técnicas e ferramentas da mediação de conflitos. O curso teve um total de 9 concluintes.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB), do Núcleo Multiprofissional (NUMP), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos dias 17 e 24 de agosto, nos turnos da manhã (das 9h45 às 11h45) e tarde (das 13h às 15h45), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), as Rodas de conversas do PROSA (Programa de Saúde do Adolescente). Tendo como público-alvo os profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (diretores, orientadores pedagógicos e educacionais, professores e dirigentes de turno), a formação teve como objetivo apresentar o Programa Saúde do Adolescente aos profissionais de educação inseridos nas unidades escolares. A programação contou com os seguintes temas e palestrantes:
17/08/2021
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TEMA
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PALESTRANTE
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FUNÇÃO
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LOCAL
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Abertura
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SME e SMS
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AUDITÓRIO DA SME
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Rede do Prosa em Duque de Caxias
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Tatiana Moura Rodrigues
da Silva
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Enfermeira do PROSA/SMS
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Aspectos físicos da adolescência:
feminino e masculino
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Nilce Maria Castro de Oliveira
Silva
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Médica
Pediatra do PSE/SMS
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Aspectos psicológicos
da adolescência
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Alessandra Gomes Silveira Azevedo
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Psicóloga do PSE/SMS
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Vacinas na adolescência
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Dilma Maria Siqueira Carelli
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Enfermeira do IST/AIDS/SMS
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Encerramento
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Thayse Sena e
Marcela Giro
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Ass. Social e Psicóloga do NUMP/SME
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24/08/2021
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TEMA
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PALESTRANTE
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FUNÇÃO
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LOCAL
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Aspectos físicos da gravidez na adolescência
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Leonora Goes Lima Santos
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Médica Ginecologista PSM/SMS
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AUDITÓRIO DA SME
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Aspectos psicológicos da gravidez na adolescência
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Aline de Oliveira Silva
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Psicóloga R1 do Instituto Fernandes Figueira/ FIOCRUZ
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O pai adolescente
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Tatiana Moura Rodrigues
da Silva
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Enfermeira do PROSA/SMS
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Casos Clínicos
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Beatriz Lino
Mª do Socorro Batista dos Santos
Aline de Oliveira Silva
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Estagiária de Psicologia do NUMP/SME
Assistente Social da UPH Saracuruna/SMS
Psicóloga R1 do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ
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Encerramento
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Thayse Sena e
Marcela Giro
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Ass. Social e Psicóloga do NUMP/SME
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Os encontros tiveram uma participação total de 22 profissionais.
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A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada e do Departamento de Educação Básica (DEB), em parceira com o Grupo de Pesquisa em Trabalho-Educação e Educação Ambiental (GPTEEA), ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), de 07/06 a 19/08/2021, através da Sala Virtual do Professor Paulo Freire, o Curso EAD “A Questão Ambiental na Escola: caminhos (e descaminhos) para a construção de uma proposta crítica de Educação Ambiental”. A formação teve como ponto de partida um encontro síncrono por meio do Google Meet no dia 7 de junho, das 18h às 20h para a apresentação da plataforma virtual e dos professores. Em seguida, no dia 8 de junho, houve a aula inaugural, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Maia do Bonfim, coordenador do GPTEEA/IFRJ, também promovida no Google Meet. O curso, implementado pelo Prof. Dr. Alexandre Maia do Bonfim e Profa Ma. Kátia Perobelli (Sala Paulo Freire), teve como objetivo apresentar aos profissionais da educação um novo panorama teórico-prático para uma Educação Ambiental Crítica. Perfazendo um total de 60 horas, o curso teve 14 concluintes e seguiu a seguinte a programação:
* Módulo I - Introdução à Temática Ambiental - Ambientalização na Plataforma Moodle:
08/06: aula inaugural do curso: palestra ministrada por Prof. Dr. Alexandre Maia do Bonfim (GPTEEA/IFRJ);
* Módulo II - Legislação Ambiental e reflexões sobre participação política: as Leis n.º 6.938/1981 e n.º 9.795/97:
14/06: 1ª conversa online: palestra ministrada por Tião Santos;
21/06: 2ª conversa online: palestra ministrada por Profa Ma. Kátia Perobelli (CPFPF) e Joel Costa de Andrade (GPTEEA/IFRJ);
* Módulo III - Aplicações da Educação Ambiental Crítica no Espaço Escolar:
28/06: - Palestra ministrada por Annelize de Souza Pereira, Lívia Puello de Barros Gil, Luciana Simões Rodrigues Nunes e Patrícia Maria Pereira do Nascimento (GPTEEA/IFRJ);
* Módulo IV - Conflitos Socioambientais e a Educação Ambiental Escolar:
05/07: palestra ministrada por Cristiano Ramos de Carvalho, Thiago da Silva Oliveira, Marcos Paulo Ferreira de Souza;
* Módulo V - Construção do Trabalho Final - Sequência Didática:
12/07: encontro online para orientação da elaboração do trabalho final;
18 e 19/07: apresentação dos trabalhos finais.
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A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Núcleo Multiprofissional (NUMP), nos dias 4 e 11 de agosto, das 18h às 20h, pela plataforma Google Meet, o curso "Distúrbio Articulatório Funcional: definição e possibilidades de intervenções pedagógicas em sala de aula". Ministrada pela Fonoaudióloga Ana Claudia Monteiro e pela Psicóloga Inês Cruz, ambas do NUMP, a formação teve como público-alvo os Professores Especialistas (Orientadores Pedagógicos e Educacionais) e como objetivo instrumentalizar a comunidade escolar através da formação específica sobre a diferença entre desvio fonético e desvio fonológico de modo a tornar-se mais fácil a percepção das dificuldades e, se necessário, o encaminhamento precoce para o profissional competente. O curso contou com a presença de 17 participantes.
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A Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada iniciou, em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Movimentos Sociais, Desigualdades e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 3 de agosto, as atividades do projeto “Educação Antirracista na Baixada Fluminense”. Implementado pelo Prof. Dr. José Jairo Vieira (UFRJ), o projeto é composto por um curso de extensão de 60 horas com atividades assíncronas e síncronas. A atividade síncrona ocorrerá uma vez por mês, na primeira terça-feira viável do mês, das 14h às 17h, durante dez meses. A atividade assíncrona será composta de ações de multiplicação da educação antirracista realizadas pelos cursistas na e para a escola através de diversas metodologias. Tendo como público-alvo gestores, coordenadores, supervisores, orientadores pedagógicos e educacionais, assim como professores da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, o projeto teve início com um total de 31 participantes da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias.
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A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) e da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), o curso “Os atos de cuidar na creche: relações entre adultos e crianças” nos dias 20, 21 e 23 de julho. Tendo como público-alvo os Auxiliares de Desenvolvimento da Educação Básica (ADEBs), a formação foi ministrada por Bruna Molisani, e teve como objetivo proporcionar um espaço inicial de discussão sobre concepções de criança e de trabalho pedagógico na Educação Infantil. Em razão dos cuidados de distanciamento e prevenção da Covid 19, foram realizados 3 encontros no auditório da SME nos dias 20 (manhã e tarde) e 21 (manhã). Foram priorizados neste formato de atendimento os agentes recém-contratados, sem formação em Educação e que atuam nas turmas de creche. Os ADEBs que não participaram dos encontros presenciais puderam participar do encontro virtual realizado pela plataforma Google Meet no dia 23 (manhã). Neste dia, além dos agentes inscritos, a Unidade Escolar também teve acesso à sala a fim de atender aos demais agentes em uma transmissão coletiva. Os encontros tiveram uma participação total de 290 profissionais.
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- Dia 20/07 (Terça-feira): Formação online (Plataforma GoogleMeet)
- Dia 22/07 (Quinta-feira): Formação online (Plataforma GoogleMeet)
A Subsecretaria Pedagógica (SSP), por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação Infantil (CEI), promoveram o curso online "Registros, Narrativas e Tecnologias Digitais na Educação Infantil", no período de 28/05 a 09/07. A formação foi coordenada pelas professoras Bruna Molisani e Simone Oliveira, que o implementaram em 35 horas de carga horária, distribuídas em 6 encontros síncronos, além das atividades assíncronas. O objetivo do curso foi promover a reflexão sobre a documentação pedagógica, o registro e o uso de tecnologias digitais, bem como a apropriação de utilização das principais interfaces dispostas em algumas ferramentas de imagem e vídeo, a partir de referenciais teóricos relevantes para o objeto de estudo, além de proporcionar a troca de experiências pedagógicas. Esta formação contou com 33 concluintes.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Núcleo Multiprofissional (NUMP), no dia 30 de junho, das 14h às 17h, através do canal da Secretaria Municipal de Educação (SME) no Youtube, a live “Atendendo demandas sociais no espaço escolar”. Ministrada pelo Prof. Dr. Ney Luiz de Almeida (UERJ) e as Assistentes Sociais Marcele Fidelis, Leila Leal e Adriana Costa (NUMP), a formação teve como público-alvo os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias e como objetivo homenagear os(as) Assistentes Sociais e ressaltar a importância do Serviço Social na Educação, com a proposta de dar suporte à comunidade escolar nas questões adversas que atravessam o seu cotidiano. A live teve uma participação total de 27 profissionais.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), e em parceria com a Associação Brasileira de Química (ABQ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rodas de Conversas com o tema “Discussões Sobre o Ensino de Ciências e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental”. A aula inaugural ocorreu no dia 4 de maio, às 9h, no canal do Youtube, e contou com a participação do Prof. Dr. Hélio da Silva Messeder Neto (UFBA) e Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder (IFRJ), vice-presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), que ministraram a palestra “Plantar feijão no algodão? Princípios lúdicos e pedagógicos para o Ensino de Ciências para crianças”. Tendo como público-alvo os professores da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, a formação foi coordenada pelo Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder (IFRJ/ABQ) e teve como objetivo enfocar as temáticas ludicidade, aprendizagem significativa: inclusão racial; ensino CTS e ensino investigativo. As rodas de conversa tiveram 14 participantes/concluintes e contaram com a seguinte programação:
- 26/05/21 – 9h às 12 h
“Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências”
Profa. Ma. Elizabeth Agustinho (Doutoranda – PROPEC/IFRJ)
- 09/06/2021 – 9h às 12 h
“Estratégias no Ensino de Ciências visando a Inclusão Racial”
Profa. Dra. Marcia Narcizo Borges (PPECN/UFF)
Prof. Lincoln Fernandes de Araujo Rosa (Mestrando – PPECN/UFF)
- 23/06/21 – 09 às 12 h
“Ensino de Ciências, Enfoque CTS e a Pedagogia Freireana”
Profa. Márcia Cristina Soares de Moura Victorino
(Mestranda-PPECN/UFF)
- 30/06/2021 – 9 às 12 h
“Química para Crianças: diálogos possívies nas licenciaturas”
Prof. Dr. Jorge Messeder (IFRJ – PROPEC/UFF-PPECN/ABQ)
Profa. Ana Carolyne de Oliveira Cardoso (Licenciada em Química – IFRJ – Nilópolis)
Caio Vitor Ferreira (Licenciando em Química- IFRJ Nilópolis)
Marcelo Augusto dos Santos (Licenciando em Química – IFRJ – Nilópolis)
Encerramento
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- Dia 23/06 (4ª feira) - Apresentação do Projeto PROSA (Atividade Presencial)
- Dia 24/06 (5ª feira) - Formação online (Plataforma Google Meet)
- Dia 25/06 (6ª feira) - Formação online (Plataforma Google Meet)
- Dia 28/06 (2ª feira) - Formação online (Plataforma Google Meet)
- Dia 29/06 (3ª feira) - Formação online (Plataforma Google Meet)
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Subsecretaria Pedagógica (SSP) e do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), e em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), promoveu entre 12 de abril e 28 de junho, o curso a distância “Diversidade étnico-racial no cotidiano escolar: a implementação das Leis 10.639/09 e 11.645/08”. O curso foi implementado em 5 módulos, perfazendo 80 horas: 60 horas no ambiente virtual e 20 horas nos encontros e palestras online. Com um total de 18 concluintes, a coordenação institucional foi realizada pelas professoras Ana Paula Alves Ribeiro, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (NEAB/FEBF/UERJ), e Maria Alice Rezende Gonçalves, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Faculdade de Educação da UERJ (NEAB/EDU/UERJ), e a autoria docente e coordenação do CPFPF representadas pelos professores Vinícius Oliveira Pereira, Anna Paula de Oliveira Mattos Silva e Kátia Perobelli da Rosa, que também realizaram a mediação da formação. O curso teve como objetivo realizar a troca de saberes pertinentes às questões étnico-raciais, buscando inserir tais temáticas no currículo escolar. A formação também contou com a seguinte programação síncrona:
14/04 - Conferência de abertura com as professoras Petronilha Beatriz (UFSCAR) e Iolanda Oliveira (UFF);
19 /04 - Bate-papo online - Prof. Dr. Amilcar Pereira;
12/05 - Bate-papo online - Profª. Dra. Kelly Russo e Profª. Ma. Marize Vieira;
26/05 - Bate-papo online - Profª. Dra. Deise Guilhermina, Prof. Dr. Nielson Rosa, Prof. Me. Vitor Cabral Braga;
16/06 - Bate-papo online - Profª. Ma. Marlúcia Santos, Prof. Dr. Luis Rafael Araújo Corrêa, Profª. Dra. Sirlene Orlando Ribeiro;
28 a 30 de junho- Seminário de apresentação dos trabalhos finais.
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A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 25 de junho, das 18h30 às 21h, a Roda de Conversas “Sujeitos da EJA”. Ministrada pela Profa. Dra. Fernanda Paixão (IFRJ) no formato online, pela plataforma Google Meet, a formação teve como público- alvo os professores da Educação de Jovens e Adultos e objetivou oportunizar a troca de experiências entre os docentes da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias mediados pela Professora Fernanda, além de aprofundar debate, tão importante, acerca dos sujeitos da EJA. A palestra contou com a presença de 74 participantes.
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A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Subsecretaria Pedagógica (SSP) e do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), e em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu, de 12 de abril a 14 de junho, em 10 encontros às segundas-feiras, das 15h às 18h, através da plataforma Google Meet, o curso “Sentidos e possibilidades da Avaliação Educacional”. Ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Rosistolato (UFRJ), Profa. Dra. Ana Pires do Prado (UFRJ) e Profa. Dra. Diana Cerdeira (UERJ), integrantes do LaPOpE/UFRJ, a formação teve como objetivo contribuir para a disseminação de conhecimento sobre as avaliações externas de aprendizagem, com vista a formar professores e gestores das redes de ensino para a leitura e entendimento dos dados produzidos por avaliações externas, assim como para o seu uso pedagógico. Tendo como público-alvo Professores Especialistas das escolas que atendem o 1º e/ou 2º segmento do Ensino Fundamental, o curso compreendeu um total de 30 horas e teve um total de 29 concluintes.
O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) promoveu, em parceria com o Departamento de Educação Básica (DEB) e a Coordenadoria de Leitura Literária (CLL), no dia 1º de junho, das 14h às 16h, através do Google Meet, a palestra “Direitos autorais – uso de imagens e conteúdo de terceiros”. Ministrada pela advogada Carol Bassin, especialista em direito de uso de imagens e conteúdo de terceiros, a formação teve como público-alvo os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias e como objetivo dar suporte e esclarecimento legal aos participantes com relação à elaboração de vídeos de contação de histórias, sites, canais de Youtube e afins. A palestra contou com a participação total de 34 profissionais.
A Subsecretaria Pedagógica (SSP) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no dia 28 de maio, das 18h30 às 21h, a palestra “Alfabetização e Letramento na EJA: concepções e possibilidades”. Ministrada pelo Prof. Dr. Rony Pereira Leal (IFRJ) no formato online, pela plataforma Google Meet, a formação teve como público-alvo os professores da Educação de Jovens e Adultos e objetivou oferecer aos professores da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias momentos de reflexão sobre o tema em tela, bem como promover a troca de saberes. A palestra contou com a presença de 134 participantes.
A formação teve como programação:
14/04/2021 - 09h às 11h:
* Abertura: Departamento de Educação Básica. Implementadora: Profa. Roseclair Site (Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias);
* Apresentação do Protocolo de Atendimento – NEMP/DEB/SME. Implementadoras: Thayse S. G. Negreiros (Assistente Social – NEMP) e Marcela Teixeira Giro (Psicóloga – NEMP).
28/04/2021- 09h às 11h:
* Apresentação do Comitê de Enfrentamento à Violência contra Crianças e
Adolescentes. Implementadora: Marcy Maria Gomes (Psicóloga ONG Terra dos Homens e Membro do Comitê Municipal Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes);
* A importância da Secretaria Municipal de Saúde no acolhimento às demandas das Unidades Escolares. Implementadora: Anna Paula Costa (Psicóloga SMS-DC e Presidente do Comitê Municipal Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes);
* O papel do Conselho Tutelar. Implementadora: Morgana da Silva (Conselheira Tutelar – III Conselho-DC).
05/05/2021- 09h às 11h:
* Estudo de casos atendidos pelo NEMP/DEB/SME articulados com o Comitê Municipal Intersetorial. Implementadora: Profa. Dra. Ebe Campinha (UFF).
12/05/2021- 09h às 11h:
* Como trabalhar o tema violência de forma lúdica no cotidiano escolar? (Oficina de Arte). Implementador: Prof. Me. Bruno Ganen (Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias).
18/05/2021- 09h às 11h - (Dia D):
* Seminário “Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra as Crianças e Adolescentes” (Live no Youtube no canal da SME). Palestrantes: Profa. Dra. Jane Felipe de Souza (UFRGS) e Prof. Dr. Ivan Amaro (UERJ/FEBF).
19/05/2021- 09h às 11h:
* Encerramento: roda de conversa com profissionais de apoio das unidades escolares (NEMP/DEB/SME).
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A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) promoveu, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Educação Especial (CEE), no dia 13 de maio, das 14h às 17h, pela plataforma Google Meet, o Encontro Formativo “Novas tecnologias e estratégias de ensino e aprendizagem para o aluno surdo”. Ministrada pela Profa. Dra. Maria Ines Batista Barbosa (INES/RJ), a formação teve como público-alvo os Professores das Classes e do Atendimento Educacional Especializado de Surdos (AEE), assim como os demais Professores da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, e objetivou dialogar com os(as) educadores(as) acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos através do uso das tecnologias educacionais numa perspectiva inclusiva. O encontro contou com a presença de 64 participantes.
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O Centro de Pesquisa e Formação Continuada (CPFPF) promoveu, no dia 5 de maio, das 14h às 17h, pela plataforma Google Meet, a palestra “Neurociência transformando a Educação”. Ministrada pelo Neurocientista Lucas Rodrigues Jacques (PhD em Biofísica pela Universidade de Münster, Alemanha), a formação teve como público-alvo as equipe internas da Secretaria Municipal de Educação (SME) e objetivou tratar dos seguintes temas: “metodologias ativas de aprendizagem”; “habilidades do futuro”; “se cada pessoa é única, por que ensinamos como se fosse iguais?”. O encontro contou com a presença de 31 participantes.
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A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), de 18 de março a 30 de abril, através da plataforma Sala Virtual Paulo Freire, o Curso “Tecnologias digitais auxiliares na prática docente”. A aula inaugural, dia 18 de março, teve como tema “Tecnologias digitais e autoria docente” e foi ministrada pela Profa. Dra. Eunice de Castro (PUC-Rio). A formação, implementada pela Profa. Dra. Keite Melo (CPFPF) e pela Profa. Ma. Andreia Sá (CPFPF), teve como objetivo, a partir de um viés empirista, auxiliar os professores na utilização dos principais recursos do Google no seu fazer docente (Meet, Jamboard, Forms, Drive, Documentos, Classroom, etc) e do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Perfazendo um total de 35 horas, o curso teve 17 concluintes.
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A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, por meio da Subsecretaria Pedagógica (SSP), do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF), do Departamento de Educação Básica (DEB) e do Núcleo da Equipe Multiprofissional (NEMP), no dia 7 de abril, das 15h às 17h, palestra em ambiente virtual pela plataforma do Google Meet com o tema “Bullying – Prevenção e Combate na Escola”. Ministrada pela pedagoga e especialista em Saúde Mental Paola Centieiro Barbosa, a formação teve como público-alvo os profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias e objetivou trabalhar a temática do bullying com membros das equipes diretivas das escolas do município, visando à prevenção e combate desta prática no contexto escolar. A palestra contou com a presença de 36 participantes.
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